Dra. Luiza Guerra

Uso estético da boxina botulínica

O uso estético da toxina botulínica consiste em um procedimento que faz parte das técnicas de harmonização orofacial.

Com o decurso do tempo, é inevitável que ocorra o surgimento de rugas. Todavia, atualmente, há diversos tratamentos que podem suavizar tais linhas de expressão, bem como, inclusive, evitar ou retardar o seu surgimento, a depender do momento da sua aplicação.

1. O que é o BOTOX (toxina botulínica)?

A toxina botulínica (BOTOX) é uma proteína produzida por uma bactéria chamada clostridium botulinum a qual, após ser industrializada e purificada, é utilizada para tratamentos estéticos e terapêuticos.

Existem diversos nomes comerciais para o produto, sendo o BOTOX o nome mais conhecido da toxina botulínica. Contudo, toxinas botulínicas de diferentes empresas possuem características próprias, dosagens e eficácia diferentes.

2. Qual é a ação do BOTOX?

As rugas aparecem devido à contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão. A toxina botulínica, quando aplicada no músculo, age como um bloqueador neuromuscular, atuando na liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, responsável por fazer a ligação entre os músculos e o cérebro.

Dessa forma, o produto bloqueia a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. Como consequência, há a suavização da marcação das linhas de expressão, bem como é possível, até mesmo, evitar ou retardar o seu surgimento, atuando, portanto, tanto de forma reparativa (no caso de rugas estáticas), como de forma preventiva (no caso de rugas dinâmicas).

As rugas estáticas são aquelas causadas naturalmente pelo envelhecimento da pele, que ocorre com a diminuição da estrutura elástica da pele, com a perda de colágeno e elastina e a baixa da capacidade de regeneração celular. Ademais, esses fatores ainda podem ser somados à ação de agentes externos. Já as rugas dinâmicas são aquelas ocasionadas pela atividade muscular, em decorrência de repetida movimentação.

3. Quais as indicações para uso de toxina botulínica?

A principal indicação para este tratamento estético é o incômodo gerado pelas rugas e linhas de expressão do paciente. Contudo, pode ser ele utilizado, também, com finalidades terapêuticas.

O BOTOX, para uso estético, é indicado para promover um rejuvenescimento facial, por meio da suavização das rugas e das linhas de expressão do rosto que surgem naturalmente com o envelhecimento. Pode ser o produto aplicado para combater as rugas da testa, do vinco existente entre as sobrancelhas (glabela), da área ao redor dos olhos (pés de galinha), da área ao redor da boca (bigode chinês), bem como para corrigir assimetrias labiais ou corrigir o excesso de exposição do sorriso gengival.

Além do uso estético, o BOTOX, na Odontologia, pode ser utilizado para o uso terapêutico no tratamento de bruxismo e apertamento dental, enxaqueca e espasmo hemifacial.

4. Quais são as contra indicações para o uso da toxina botulínica?

A contraindicação para o uso de toxina botulínica é para mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares e imunológicas e de coagulopatias, bem como para pessoas alérgicas a qualquer componente de sua formulação.

5. Como é feita a aplicação do BOTOX?

A toxina botulínica é envasado em frascos, como um produto em pó. Dessa forma, é necessário que ocorra a sua diluição com soro fisiológico. Após, o produto é injetado na área a ser tratada.

A aplicação do produto é praticamente indolor, porém o local deve ser detalhadamente analisado pelo profissional para que o resultado atinja a sua finalidade.

6. Quais são os resultados da aplicação da toxina botulínica?

O resultado da aplicação estética do BOTOX começa a ser percebido no prazo de 2 a 5 dias a partir do momento da aplicação, podendo os resultados tornarem-se mais pronunciados em até 15 dias. A partir de então, os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de 4 a 6 meses, quando deverá ser feita nova aplicação. Todavia, esse período varia de pessoa para pessoa, tendo em vista diversos fatores biológicos, como, por exemplo, a força muscular, a prática de exercícios físicos, exposição solar inadequada, tabagismo e fatores nutricionais.

A aplicação de toxina botulínica é um procedimento seguro que deve ser realizado por profissionais capacitados. Seu uso apresenta resultados muito satisfatórios, podendo tanto combater, como prevenir as rugas e as linhas de expressão, melhorando, dessa forma, a estética facial do paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima