Dra. Luiza Guerra

Preenchimento com ácido hilurônico

O ácido hialurônico (AH) é uma substância produzida naturalmente pelo organismo e que preenche os espaços entre as células corporais garantindo sustentação e vitalidade aos órgãos e sistemas. Quando a pele é jovem, lisa e elástica, o tecido possui grande quantidade de ácido hialurônico. A medida que o organismo vai envelhecendo, a quantidade de ácido hialurônico diminui, reduzindo a hidratação e a elasticidade, o que contribui para a perda de volume facial e o surgimento de rugas, marcas de expressão e flacidez.

Diante disso, o preenchimento com ácido hialurônico é muito utilizado com o intuito de repor e devolver esse volume facial, reequilibrando a harmonia da face. Além disso, há indicação de uso do ácido hialurônico para pacientes jovens e idosos com o objetivo de harmonizar a face, valorizando a beleza natural de cada paciente.

É importante, contudo, priorizar a naturalidade e a harmonia da face nos resultados dos tratamentos de preenchimento com ácido hialurônico. Esses procedimentos devem levar em consideração os traços individuais do paciente, mantendo a sua essência.

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é um composto orgânico constituído de ácido glucurônico e n-acetilglucosamina, sendo um líquido viscoso, claro e solúvel em água. O ácido hialurônico ajuda a prevenir a integridade das células e das fibras de colágeno, que é a a proteína essencial para a sustentação e elasticidade da pele.

Além disso, o ácido hialurônico também é produzido de forma sintética com fins medicinais e estéticos em géis concentrados que são injetados diretamente no tecido que se deseja tratar.

O que é o preenchimento com ácido hialurônico?

O preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento realizado com o intuito de repor e redefinir o volume e os contornos da face (queixo, mandíbula, nariz, maçãs do rosto), atenuar sulcos bem profundo e volumizar os lábios.

Como é feito o preenchimento com ácido hialurônico?

O procedimento de preenchimento com ácido hialurônico é feito por meio da aplicação injetável do ácido hialurônico na região a ser tratada. O procedimento é seguro, já que o ácido hialurônico é uma substância reabsorvível e biocompatível. Além disso, o procedimento proporciona resultados naturais, possibilitando a reestruturação e o equilíbrio facial.

As aplicações de ácido hialurônico são realizadas no consultório e os resultados são rápidos, podem ser visualizados logo depois da aplicação, e melhoram no período de uma a duas semanas, com a redução do inchaço local e a estabilização do quadro.

Quais são as indicações para o preenchimento com ácido hialurônico?

As principais indicações para o preenchimento com ácido hialurônico são a hidratação da pele (skinboosters), o aumento do volume, a correção dos contornos do rosto (nos casos de preenchimento de malar, contorno mandibular e mento), o preenchimento de olheiras e lábios, o preenchimento de cicatrizes e a rinomodelação.

Quais são as contra-indicações para preenchimento com ácido hialurônico?

O preenchimento com ácido hialurônico não é indicado para os casos de gravidez e amamentação, processos infecciosos e inflamatórios no local da aplicação, doenças autoimunes, alergia a qualquer componente do produto, indivíduos com hipersensibilidade conhecida ao composto e áreas onde um preenchedor permanente tenha sido colocado.

Existem vários tipos de ácido hialurônico?

O ácido hialurônico apresenta diferentes densidades, tendo produtos mais fluidos ou mais densos, a depender da razão da indicação. Os ácidos hialurônicos mais espessos são utilizados em locais onde é necessário maior volume, e as soluções mais fluidas são utilizados em regiões mais delicadas e promovem maior hidratação

Qual é a duração dos efeitos do preenchimento com ácido hialurônico?

A duração dos efeitos do preenchimento com ácido hialurônico pode durar de 6 meses a 2 anos, a depender do local, do tipo de ácido hialurônico utilizado, da quantidade aplicada e da resposta individual de cada paciente.

Quais são os cuidados a serem tomados antes e depois da realização do procedimento de preenchimento com ácido hialurônico?

O principal cuidado a ser tomado antes da realização do procedimento de preenchimento com ácido hialurônico é o de fazer uma consulta com profissional habilitado para avaliar o caso e determinar se o ácido hialurônico é indicado para paciente, e, em caso positivo, verificar qual é o efeito desejado.

Já os cuidados a serem tomados depois da realização do procedimento de preenchimento com ácido hialurônico consistem em evitar a exposição solar do local tratado por aproximadamente uma semana, não massagear as áreas tratadas, evitar limpeza de pele ou higiene excessiva no dia da aplicação e evitar realizar exercícios com contato físico no dia da aplicação para evitar traumas locais.

Quais são os efeitos colaterais preenchimento ácido hialurônico?

Podem ocorrer pequenos hematomas e inchaço no local da aplicação do ácido hialurônico por cerca de uma semana após o procedimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima