Dra. Luiza Guerra

Cuidados com a saúde bucal

A saúde bucal é essencial para manter os dentes e as gengivas limpos e saudáveis e para evitar problemas dentários, tais como tártaro, gengivite, periodontite, cárie e outras doenças. E, como consequência, a manutenção de dentes e gengivas saudáveis é fundamental para o bem-estar geral das pessoas.

Portanto, são os cuidados diários básicos e preventivos que ajudam a evitar que problemas dentários se tornem mais graves, quais sejam:

1. Escovação dos dentes

Para que se tenha uma boa saúde bucal, a escovação dos dentes de forma adequada é imprescindível. Para tanto, é necessário passar a escova em todas as faces dos dentes, fazendo movimentos circulares e em movimentos verticais, ascendentes e descendentes. Além disso, buscando a higiene bucal, é importante escovar os dentes pela manhã, após as refeições e antes de dormir.

Contudo, é necessário ter cuidado para não imprimir força em demasia na escovação, já que isso pode desgastar os dentes e/ou agredir a gengiva.

2. Uso do creme dental com flúor

Outro ponto fundamental para que se tenha uma boa saúde bucal é a escolha de creme dental com flúor, já que ele protege os dentes das bactérias que causam as cáries. Também é importante optar por produtos pouco abrasivos para evitar o desgaste do esmalte, que é a camada mais externa do dente.

3. Escovação da língua

Além da escovação dos dentes, é necessário realizar a higienização da língua, uma vez que ela também retém restos de comida. Para limpar a língua, pode-se utilizar a própria escova de dentes ou um limpador lingual específico.

4. Uso do fio dental

O uso do fio dental é um cuidado essencial para a saúde bucal. Somente o fio dental é capaz de retirar a sujeita que fica retida entre os dentes, bem como na linha da gengiva. Esse hábito ajuda a prevenir a placa bacteriana, o tártaro, a cárie, o mau hálito e a gengivite. Portanto, é importante o uso do fio dental, pelo menos, uma vez ao dia.

5. Troca da escova periodicamente

Outro cuidado de saúde bucal essencial é fazer a troca da escova a cada 3 meses ou, ainda, em um intervalo de tempo menor, assim que se observar que as cerdas estiverem gastas, já que, nesse estado, a escova de dentes não faz a limpeza da maneira adequada.

Além disso, quando as cerdas da escova de dentes ficam desgastadas há uma tendência natural de se imprimir mais força na escovação, o que pode ocasionar o desgastar do esmalte dentário, bem como agredir a gengiva. Portanto, deve-se comprar uma escova nova, escolha aquelas com cerdas mais macias.

6. Visitação ao dentista regularmente

Além de tudo, o mais importante para manter a saúde bucal em dia é visitar o dentista regularmente, no mínimo de 6 em 6 meses. O profissional é capacitado para fazer uma avaliação global e identificar eventual problema. Na consulta de rotina, o dentista realiza os procedimentos de raspagem e profilaxia (limpeza), eliminando a placa bacteriana e os tártaros, e deixando os dentes limpos e saudáveis.

2 comentários em “Cuidados com a saúde bucal”

  1. Avatar
    Sebastião de Gois

    Profissional excelente e responsável. Sempre que precisei para qualquer emergência estava disponível. Eu recomendo em todas suas especialidades.

    Sebastião de Gois

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima